Luminae

Notícias

Artigos e notícias

I Diálogo Brasil-Alemanha em Ciência

Estão abertas as inscrições para o “I Diálogo Brasil-Alemanha em Ciência, Pesquisa e Inovação”, que acontece em 21 e 22 de novembro, no Club Transatlântico, em São Paulo. O evento é organizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), com objetivo de intensificar o debate científico entre Brasil e Alemanha e fortalecer as relações entre pesquisadores dos dois países. O congresso vai reunir renomados cientistas, acadêmicos e profissionais de inovação, brasileiros e alemães, que discutirão temas científicos transdisciplinares da atualidade, nos quais Brasil e Alemanha possuem afinidades e divergências.

“Brasil e Alemanha já possuem um ótimo relacionamento cooperativo. Com o evento, queremos estreitar os laços científicos entre os dois países e ampliar a rede de instituições parceiras que produzem pesquisa e conhecimento”, afirma Christian Müller, presidente do Conselho Diretor do DWIH-SP.

Panorama – A iniciativa acontece em um momento especial nos mais de 40 anos de cooperação acadêmica e científica bilateral. O Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011 desencadeou vários projetos comuns. Pelo programa Ciência sem Fronteiras, do governo brasileiro, a Alemanha deverá receber 10 mil jovens brasileiros até 2015, despertando um interesse ainda maior das universidades alemãs por cooperações com parceiros brasileiros. E o Diálogo proposto pelo DWIH-SP acontecerá às vésperas da Temporada da Alemanha no Brasil 2013-2014, período em que diversas atividades serão realizadas no Brasil para atualizar a visão dos brasileiros sobre a Alemanha e fortalecer as relações entre as duas nações. Sob o lema “Quando ideias se encontram” haverá vários eventos que mostrarão uma Alemanha inovadora, sustentável e urbana em 360º. O DWIH-SP será a principal instituição responsável pela coordenação e realização das atividades na área de ciências.

Temáticas e destaques – O primeiro dia de evento será aberto, com a palestra “evolução da cooperação acadêmica e científica Brasil-Alemanha”, ministrada por Abílio Afonso Baeta Neves, ex-presidente da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul). Em seguida, as instituições membro do DWIH-SP esclarecerão seus objetivos ao abrirem representações no Brasil.

O segundo dia será dedicado ao debate científico, começando com uma conferência do físico alemão Dr. Thomas Müller, do Karlsruhe Institute of Technology (KIT). Müller falará sobre a importância, para a ciência e a humanidade, dos resultados das pesquisas no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) sobre o bóson de Higgs, – que já foi apelidado de “partícula de Deus”, pois cientistas esperam encontrar novas explicações para a criação do Universo. Completam o programa três painéis com abordagens transdisciplinares: desafio energético; educação e sociedade; e transferência de conhecimento e tecnologia.

Sobre o DWIH – O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Além dos escritórios de São Paulo, há centros similares em Moscou, Nova Délhi, Nova York e Tóquio. Nesses países, o DWIH busca intensificar o intercâmbio científico, além de servir como plataforma para o surgimento de novas cooperações de pesquisa e projetos de inovação entre pesquisadores. Outro objetivo do DWIH São Paulo é conectar instituições científicas e agentes da inovação alemães e brasileiros.

Serviço:

O que: “I Diálogo Brasil-Alemanha em Ciência, Pesquisa e Inovação”
Local: Club Transatlântico, São Paulo
Quando: 21 e 22 de novembro de 2012
Inscrições: www.dwih.com.br/inscricoes

Cadastre seu e-mail e o manteremos informado sobre nossas atividades.